Blogue

Efemérides de 2022 – Há 110 anos era inaugurada a luz eléctrica em Castanheira de Pera

Efemérides de 2022 – Há 110 anos era inaugurada a luz eléctrica em Castanheira de Pera

A 12 de Dezembro de 1912 Castanheira de Pera passa a dispor de luz eléctrica pública, muitos anos antes de algumas importantes cidades como Coimbra, melhoramento alcançado graças à persistência do Dr. Diniz Henriques, natural do Coentral.

Após receber a instrução primária na escola do Coentral, o Dr. Manuel Diniz Henriques embrenha-se nos negócios de seu pai com quem permaneceu até aos 20 anos. É com essa idade que resolve romper com a vida rotineira que levava, decidindo, mesmo contra a vontade paterna, ir estudar para Coimbra. Estudando longas noites à luz da lamparina de azeite ou do candeeiro de petróleo, num velho quarto de “república”, consegue, num percurso brilhante e invulgar, tirar o curso liceal e formar-se em direito, em apenas oito anos.

Advogado, funcionário público, político e jornalista, o Dr. Diniz tudo exerceu com entusiasmo e, sobretudo, com espírito de missão.

O seu génio inventivo, para além de colaborar intensamente na luta pela autonomia municipal, cria uma hidroeléctrica no Pisão Novo, que leva a eletricidade pública a Castanheira de Pera. Para a concretização deste projecto é justo destacar a importância da Ribeira de Pera, cujas águas possibilitaram a instalação desta e de outras centrais hidroeléctricas, as quais contribuíram grandemente para o desenvolvimento da indústria têxtil no nosso concelho, colocando-o, em finais do século XIX (1881), no 3º lugar entre os centros têxteis mais importante do país, sendo responsável por 12% da produção nacional deste ramo industrial.

A energia desta central era gerada, hidraulicamente, no Pisão Novo e daí distribuída para a vila.

O Coentral Grande haveria de receber luz elétrica em 1931 e o Coentral das Barreiras e o Coentral do Fojo, apenas em 1960.

 

 

(In: Livro “COENTRAL-História, usos, costumes e tradições”, pags. 104 e 153)

Image

Este e outros temas são abordados no livro Coentral – História, Usos, Costumes e Tradições.

Para adquirir um exemplar do livro, contacte-nos.

Promotores da iniciativa

cirucrf-neveiros-coentral