Blogue

Sabia que a Levada da Ponte Silveira foi construída há mais de 240 anos?

Sabia que a Levada da Ponte Silveira foi construída há mais de 240 anos?

Pesquisas efectuadas na Torre do Tombo, quando procurava informação para a elaboração do livro “Coentral-História, usos, costumes e tradições”, revelaram a existência de um conjunto de documentos, de finais do século XVIII, relativos à partilha das águas das ribeiras do Coentral Grande e do Coentral da Cruz que se referem especialmente às “… agoas da Levada que se tira da Ribeira publica dos mesmos lugares no citio da Ponte Silveira”.

 Estes documentos respeitam ao processo relativo à distribuição das águas desta levada, no âmbito do qual foi efectuada uma acção correicional mandada realizar pela Rainha D. Maria I, ao Provedor da Comarca de Tomar, na sequência de uma petição feita em 1779 por vários coentralenses.

O termo “correição” foi, a partir daí, adoptado pelas gentes do Coentral Grande e do Coentral da Cruz para designar a partilha das águas de rega, que aqui é conhecida por “Água da Correição”, termo que ficou profundamente enraizada no vocabulário das gentes destes dois lugares serranos.

 Este é um dos casos em que a explicação sobre a origem da designação - “Água da Correição” – atribuída àquele regime, se tinha perdido na memória do tempo pois, apesar de ter questionado vários dos mais vetustos habitantes do Coentral sobre o motivo que levou à utilização deste termo, ninguém me soube dizer qual a razão dessa designação. Só a indagação persistente e exaustiva da história desta palavra - “correição” - me permitiu chegar à verdadeira origem do termo.

Image

Este e outros temas são abordados no livro Coentral – História, Usos, Costumes e Tradições.

Para adquirir um exemplar do livro, contacte-nos.

Promotores da iniciativa

cirucrf-neveiros-coentral